quarta-feira, 21 de julho de 2010

tarefa 3=)

Grandes ideias, nascem de pequenas causas!
Antes desse post, quero pedir desculpas por minha ausência e atraso...mas eu pensei muito para essa tarefa, precisava de um insith, além disso precisava juntar tudo o que está na minha cabeça!
Eu estava até pensando em desitir de seguir o caminho do guerreiro...mas minha amiga me disse hoje que nesse caminho, não é preciso ser o melhor e sim dar o meu melhor...e outra como escrevi lá no começo o guerreiro é para guerrear.
O meu propósito nessa tarefa é incluir o processo criativo no cotidiano escolar , primeiro na escola do meu bairro e depois quem sabe em todas as escolas da rede pública da cidade.
O processo criativo é uma forma de elaboração das coisas, onde as crianças, adultos, ou quem participar desse processo, tem livre acesso para opinar,sugerir, questionar, criar, realizar, entre tantas outras coisas, eu pensei nisso por que quando estudava, nunca fiz parte do processo de criação, sempre recebi tudo pronto, mastigado e com minha inocência, minha e de todas as crianças recebíamos e acatavamos.
Isso inclui participar ativamente do processo de elaboração dos projetos, das atividades escolares.
Ontem eu lia um post de um amigo guerreiro, o Teo e ele diza que estudava em uma faculdade fantástica, uma das melhores do Brasil , mas o alunos eram desinteressados,descompromissados viviam em torno deles mesmos e suas vidas, não pensavam na sociedade como um todo, eu fiquei refletindo sobre e lembrei de um documentário sobre consumo infantil, e pensei que aqueles jovens os amigos do Teo, eram assim justamente por não terem tido a oportunidade quando crianças de criar, de opinar, de conhecer o mundo fora do seu entorno, elas cresceram acostumadas com o único mundo que elas conheciam.

O documentário mostra crianças que não sabem dizer o nome dos animais mostrados nas fotos, muito menos os nomes do legumes, acreditem existem crianças que  pensam que a origem do leite é da caixinha longa vida. Mas as crianças sabiam reconhecer os simbolos das marcas dos celulares, das marcas de roupa infantil.
As crianças acreditam ser verdade o que chega até elas,elas choram pelas marcas de brinquedo, pelo chips, da moda, pela sandalia que vem com um bichinho que não vai durar até amanhã...acreditam no que a tv mostra...
Para quem tiver curiosidade de ver o documentário o a primeira parte do védio está abaixo deste post =)

Por isso meu sonho é criar através dos grupos criativos a possibilidade de questionar, de criar e especialmente a capacidade de duvidar... para pensar no que pode ser ou não verdade...
Bom esse post ta longo já...mas acredito ter traduzido um pouco do que penso e quero...logo vou postar o como pra essa mirabolância acontecer...
Beijos
até!

Um comentário:

  1. Achei lindo...surpreendente...e preocupante..como que o processo criativo..algo que é tão inato ao ser humano..tenha que realmente ser ensinado....pelo menos..tem alguém com conhecimento e garra suficiente pra ensinar...

    ResponderExcluir