sábado, 24 de julho de 2010

tarefa 4 =)

  A gente não está sozinho
Salve, salve!
Esta frase: a gente não esta sozinho.Me diz e me toca muito...por que estou recebendo ajuda de muita gente...até sem pedir rsrs.

Planejamento da tarefa 4

Entrei em contado com  Valdir Grandini, jornalista e  diretor de projetos na secretaria de cultura de Ourinhos, ele tem muita experiência no trabalho com o processo criativo e me mandou um material  fantástico.
Liguei para o Lar Sagrada Familia, explicando sobre a visita e atividade que vamos fazer com as crianças.
Convidei minha amiga  Juliana Alencar, que é pedagoga e está me auxiliando na elaboração do projeto e vai comigo no dia 27 , lá no abrigo para desenvolvermos a atividade. 
O que vamos realizar é uma oficina de processo criativo onde as crianças poderão criar o que a imaginação e o trabalho em grupo produzir=) Será a primeira experiência e servirá de base para a elaboração do projeto que descrevi na tarefa 3.
Até a proxima postagem!
Abraços e bom fim de semana!


sexta-feira, 23 de julho de 2010

antes da tarefa 4...

Oi!!!
Bom gente, quem leu  meu post anterior percebeu que meu objetivo é bem grande...
Eu pensei bastante sobre e é sensato continuar o sonho após esse mês, por que tenho até o final de julho pra cumprir essa prova.
Então meu objetivo é realizar atividades de processo criativo no Lar Sagrada Família, aqui de Apucarana, o ler  é uma casa que acolhe crianças que os pais não possuem condições financeiras e ou psicológicas para criar, crianças em situações de risco.
beijos =)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

tarefa 3=)

Grandes ideias, nascem de pequenas causas!
Antes desse post, quero pedir desculpas por minha ausência e atraso...mas eu pensei muito para essa tarefa, precisava de um insith, além disso precisava juntar tudo o que está na minha cabeça!
Eu estava até pensando em desitir de seguir o caminho do guerreiro...mas minha amiga me disse hoje que nesse caminho, não é preciso ser o melhor e sim dar o meu melhor...e outra como escrevi lá no começo o guerreiro é para guerrear.
O meu propósito nessa tarefa é incluir o processo criativo no cotidiano escolar , primeiro na escola do meu bairro e depois quem sabe em todas as escolas da rede pública da cidade.
O processo criativo é uma forma de elaboração das coisas, onde as crianças, adultos, ou quem participar desse processo, tem livre acesso para opinar,sugerir, questionar, criar, realizar, entre tantas outras coisas, eu pensei nisso por que quando estudava, nunca fiz parte do processo de criação, sempre recebi tudo pronto, mastigado e com minha inocência, minha e de todas as crianças recebíamos e acatavamos.
Isso inclui participar ativamente do processo de elaboração dos projetos, das atividades escolares.
Ontem eu lia um post de um amigo guerreiro, o Teo e ele diza que estudava em uma faculdade fantástica, uma das melhores do Brasil , mas o alunos eram desinteressados,descompromissados viviam em torno deles mesmos e suas vidas, não pensavam na sociedade como um todo, eu fiquei refletindo sobre e lembrei de um documentário sobre consumo infantil, e pensei que aqueles jovens os amigos do Teo, eram assim justamente por não terem tido a oportunidade quando crianças de criar, de opinar, de conhecer o mundo fora do seu entorno, elas cresceram acostumadas com o único mundo que elas conheciam.

O documentário mostra crianças que não sabem dizer o nome dos animais mostrados nas fotos, muito menos os nomes do legumes, acreditem existem crianças que  pensam que a origem do leite é da caixinha longa vida. Mas as crianças sabiam reconhecer os simbolos das marcas dos celulares, das marcas de roupa infantil.
As crianças acreditam ser verdade o que chega até elas,elas choram pelas marcas de brinquedo, pelo chips, da moda, pela sandalia que vem com um bichinho que não vai durar até amanhã...acreditam no que a tv mostra...
Para quem tiver curiosidade de ver o documentário o a primeira parte do védio está abaixo deste post =)

Por isso meu sonho é criar através dos grupos criativos a possibilidade de questionar, de criar e especialmente a capacidade de duvidar... para pensar no que pode ser ou não verdade...
Bom esse post ta longo já...mas acredito ter traduzido um pouco do que penso e quero...logo vou postar o como pra essa mirabolância acontecer...
Beijos
até!

documentário

Documentário Instituto Alana: Criança a alma do negócio.
Só vou postar o primeiro vídeo, tem a sequência no youtube!

sábado, 17 de julho de 2010

Continuação tarefa 2

Hoje é sábado, dia de Coleta Seletiva!
Hoje de manhã minha mãe  me acordou perguntando se podia colocar aquelas sacolas de papel que eu tirei do meu guarda roupa lá fora, pois é dia de coleta seletiva...Eu disse: que ainda não por que precisava fotografar pra postar aqui né!
Existem já em algumas cidades do Brasil a coleta seletiva, eu sei que em Curitiba, Londrina também, inclusive Londrina é uma das cidades que mais reaproveitam materiais do Brasil, mas acredito que Apucarana, não fica muito atrás só pelo que eu observei hoje cedo na vizinhança, toda cestinha de lixo tinha alguma coisa...estamos caminhando né...mas infelizmente as  sacolas plásticas são utilizadas por nós, temos que nos libertar dos sacos pláticos!
Depois que fotografei as sacolas na lixeira, fiquei esperando passar o caminhão para fotografar a coleta em si, e  postar aqui  para que vocês possam ver como funciona esse processo aqui em Apucarana.
Eu quero ir conhecer a cooperativa, que hoje  funciona com limitações, pois ano passado sofreu um acidente e o barracão foi todo destruído por um incêndio, então a galera da cooperativa está se recuperando.
Fica a dica pra quem  não tem coleta seletiva na cidade, reinvindicar com as autoridades, pois adianta nada separar o lixo em casa se depois vão para os aterros todo misturado, sem falar no risco de contaminação, que as pessoas que trabalham nesses aterros de lixo misturado podem sofrer...
Bora lá na onda da transformação à começar pelo lixo=)
As fotos são do lixo reciclável da semana aqui de casa...claro que deu um up, por causa da papeis do meu guarda roupa...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Falando em reciclagem...achei um texto ótimo sobre consumo consciente

O Consumo da Simplicidade

Como diz Eduardo Gianetti da Fonseca, “o futuro vem do futuro”, mas é possível vislumbrar um movimento que deverá nos acompanhar nos próximos tempos: a simplicidade como base do universo de consumo. Pode ser que alguma vertente desta tendência seja aniquilada pelos tempos instáveis em que vivemos, mas outras serão absorvidas em uma nova dinâmica que começa a se formar.
Sabemos que não sabemos onde iremos parar, mas o que está acontecendo no mundo é uma mudança a fórceps de uma civilização de excessos. Excesso de inconsciência em relação à sustentabilidade, excesso de insensibilidade em relação ao próximo e a responsabilidade social, excesso de consumo predatório, excesso de valores equivocados, excesso de “eu ganho-ganho”. Na vida econômica, como na pessoal, às vezes precisamos ser forçados a mudar. Sem o caos econômico não iríamos fazer alguns sacrifícios importantes deste processo de mudança.
Na civilização que ora se vai, o mundo sustentava-se em um equilíbrio entre a China na produção e os Estados Unidos no consumo. O consumo desenfreado norte-americano não sustenta mais esta equação face ao desemprego e a falta de confiança do consumidor, dentre outros fatores. As mudanças que estão em formação, em particular nos Estados Unidos, mas também no mundo todo, nos levam a concluir que a Era da Simplicidade começou. Ainda é um sinal fraco, mas está lá no horizonte, até porque a demanda do mercado norte-americano nunca mais será a mesma.
A Simplicidade como um movimento, já existia mesmo antes dos eventos econômicos. Em todos os aspectos. A diferença é que agora tornou-se imperativa. Não há recursos no planeta para sustentar o consumo da forma como estava. Nesta sociedade paradoxal, havia de um lado o excesso e de outro a exclusão de um grande contingente.
É possível perceber os sinais de mudanças. Estão por todos os lados. Por exemplo:
Pontos de Vendas: depois de décadas com projetos arquitetônicos mirabolantes a reflexão agora é menos. Lojas com menos elementos, seja porque os consumidores não conseguem ler todas as informações que colocamos na sinalização, seja para baratear os custos, seja para adequar-se a uma visão sustentável.
Produtos – Apesar do livro A Cauda Longa nos ensinar que cada vez teremos mais alternativas, as pessoas dividem-se de forma paradoxal. De um lado ficam estressadas com tantas alternativas, de outra pedem novidade o tempo todo, já que a obsolescência acontece no ato da compra. De qualquer forma veremos muitas empresas saírem dos negócios nos próximos anos, e as que ficarem irão depurar seus mix já que o momento pede reflexão sobre a curva ABC.
Insumos – Desperdiçamos muito do nosso planeta finito em elementos que vão para o lixo, no exato instante em que chegam às nossas casas. Um exemplo são as embalagens de proteção. Temos ainda muita redução, diminuição de elementos e revisão de matérias primas para fazer. Estas reduções geram economia em progressão geométrica: embalagens menores com insumos mais eficientes ou a ausência de invólucros propiciam economia de transporte, de armazenagem, de rupturas, combustível, etc. Algumas empresas já começaram, mas tudo está por fazer.
Menores Distâncias – O conceito de Carbono Neutro reforçou a importância de produtos originados de distâncias menores, da própria cidade, do próprio bairro. Na Itália, existem há muitos anos Clubes de Compras de Consumidores, como o G.A.S (Gruppo di Acquisto Solidale) que privilegiam fornecedores locais.
Luxo – Definitivamente o luxo contemporâneo é diferente do luxo ostentatório do passado, que ainda existe por aí, mas já embute códigos descompassados com o momento. É comum empresas deste segmento não utilizarem mais logomarcas nas fachadas e vemos que descolado hoje é misturar marcas de grife com peças muito básicas, muito simples e muito essenciais. Bom gosto sempre foi menos. Agora é “menos” ainda.
Casas – Nossas casas tornaram-se mais práticas, com menos móveis, menos adereços inúteis, menos formais e o uso de peças de demolição sejam pisos, portas ou móveis, tornaram-se uma expressão contemporânea.
Atitude – Jóias em excesso, casacos de pele, muita maquiagem, excessos de exposição de grifes, relacionamentos predatórios, grosserias com menos afortunados, vampirismo empresarial, exibicionismo – todos são aspectos que estão sub júdice. Ostentar tornou-se um descompasso. Costumo citar o exemplo de nosso maior patrimônio em glamour – a modelo Gisele Bündchen – uma pessoa básica do tipo jeans e camiseta. O glamour que a pessoa jurídica Gisele Bündchen vende, insere-se no mundo do entretenimento. É um sonho do mundo do show biz não vivido pela pessoa comum, nem pela pessoa física Gisele, que é pura simplicidade. O casamento dela foi emblemático desta atitude.
Os exemplos são incontáveis, mas é importante frisar: precisamos do consumo. É sobre ele que ancora-se a sociedade contemporânea, mas deve ser diferente. Porém, para que ele seja diferente, nós é que temos que mudar. Temos muita lição de casa para fazer.

Beth Furtado é autora do livro “Desejos Contemporâneos” e é sócia-diretora da ALIA, consultoria de marketing. É colunista do Programa Comercial & Cia on Radio, com “Idéias e Tendências” veiculado na BandNews FM às segundas-feiras às 21:20. Siga no Twitter (http://twitter.com/bethfurtado). Site: www.aliasite.com.br.

fonte: http://www.tedxsaopaulo.com.br/o-consumo-da-simplicidade/

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Video Estônia

Esse vídeo já tem um tempinho, mas é bem interessante...eles faxinaram o pais tooodo...quem não conhece vale a pena!

Tarefa 2

Uma pequena mudança individual pode gerar um grande impacto coletivo
Salve, salve galera!

Bom...pensar em coleta seletiva é uma tarefa bastante interessante...mas rotineira aqui em casa, na minha cidade existe um projeto chamado sacola verde, onde todos os sábados passam os caminhões de coleta do lixo reciclável. Como a campanha foi bem realizada grande parte da população da cidade, já aderiu a coleta seletiva e separam o lixo reciclável, pois no sábado o caminhão vem buscar, minha mãe é uma recicladora de primeira...
Mas decidi nesse processo dos guerreiros, também reciclar algo em mim, não só internamente como também externamente. Já que temos sempre que realizar algo prático, eu resolvi fazer uma mudança radical no  meu quarto, tinha coisas que eu guardava a "eras", roupa eu sempre tive o hábito de passar pra frente, então quando não uso, ou quando compro algo novo, algo "velho", deve ser passado para frente, então minhas amigas, pegam algumas roupas das que e separei e o que restar levo para igreja ou para alguma família que eu sei que precisa. Mas voltando a reciclagem interna...estou tentando...o que é muito difícil ao menos pra mim, observar meus feitos, atos, gestos, palavras...por que sempre temos o que melhorar né...Então essa fase de observação é legal,  penso no que falo, e estou penerando o que devo ou não escutar,e estou ouvindo coisas boas, (Roberta Sá, é uma coisa bem boa  para  ouvir), Li um texto do Bertold Brecht, chamado: As 5 dificuldades em dizer a verdade, e é muito interessante, diz que além de dizer a verdade, temos que saber como dizer e se o emisor merece saber a verdade, pois muitos tem aversão a verdade não é.mas viagens a parte...reciclar o  interior promove um pouco de confusão, tenho que confessar rsrs...mas até o fim do mês, as coisas vão entrando nos eixos.
Hum...mudança no quarto especialmente guarda roupas...tirei 4 sacos de papel velho , revistas, provas antigas,convites...é tão bom remexer nas coisas antigas, ler a cartinha que eu escrevi, quando tinha 12 anos...ou a as milhares de cartas que eu recebia das minhas amigas quando estávamos no ensino  médio o que faz +ou- 7 anos rsrs loucuras...
Tenho uma amiga que diz: quando vc arruma uma gaveta,pode estar mexendo com algo dentro de si, é muito insano isso, mas me senti bastante mexida com essa faxina toda, não posso deixar de contar que tive uma mega ajuda da minha amiga Juliana, gente ela foi minha personal organization, dois dias de arrumação profunda...que reverberou em tudo isso que estou escrevendo, um  misto de confusão,  levesa,nostalgia e claro organização.
Bom isso é um pouco do que estou pensando, eu quero também fazer uma visita a cooperativa de Catadores aqui de Apucarana, entender esse processo de recilagem, pois além dos caminhões que são da prefeitura e colaboram com a Cooperativa, tem também o catadores que trabalham com os carrinhos nas ruas da cidade.
Logo vou postar as fotos do que retirei do meu quarto...
Beijos ateh!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tarefa 1

QUEM ESTOU
Olá, eu sou Priscila Fonseca, vivo na cidade de Apucarana,norte do Paraná, tenho 24anos e estou participando da fase caminho do guerreiro do Instituto Elos:  http://www.institutoelos.org/
O sentimento nessa fase, é de alegria e responsabilidade pois sei que tem  muitos jovens interessados em participar no programa de guerreiros 2011,e vivendo junto comigo essa fase da batalha, mas a expectativa é de crescer,construir, aprender, partilhar e brincando viver esse mês de jogo.
MINHA FORMAÇÃO 
Sou recém formada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, e meu pensamento sempre foi  como minha profissão poderá e pode colaborar na construção de um mundo mais justo e igualitário, e mais como através da comunicação propor novas visões e expectativas para a comunidade global e também essa que está em meu entorno. 
O desafio sempre será: qual caminho seguir, onde  e como  encontrar possibilidades. Acredito que a escola de guerreiros poderá me ajudar a construir esses elos na minha vida pessoal e a partir desse ponto utilizar meu aprendizado onde quer que eu vá trabalhar.
                                               MEUS SONHOS...
Uou, eu tenho tantos sonhos que chega ser dificil enumerar...mas acredito que ajudar construir o mundo que  a maioria sonha, onde todos possam ser iguais e mais que isso onde todos possam dar seu pitaco construtivo, o artista Hélio Oiticia, falava em suas obras do ex-expectador, onde o cidadão deixa de assistir o que acontece a passa a contribuir, a construir , a pensar junto e a deixar também as coisas caminharem, sem muita hierarquia... Sonho com um mundo mais colorido, mais feliz, mais sonhador, sonho num futuro não tão distante onde todos possam ter possibilidades, oportunidades e que tenham coragem de acreditar em si, pois nós temos medo de onde podemos chegar, digo isso por mim também.
Meus desafios são vencer os desafios que a vida, que a sociedade, e que eu coloco em minha vida pessoal e profissional. E claro levar o jogo até o final!
PORQUE PARTICIPAR DO GSA 2011
Quero participar do guerreiros sem armas desde a ultima escola de 2009, onde alguns amigos participaram e trouxeram uma bagagem maravilhosa da experiencia que viveram naquele janeiro, depois disso pude participar de alguns oasis que acenderam mais ainda chama e a vontade de participar sobretudo pela união que a escola cria. Quero participar por que acredito que colocando a mão na massa, nós podemos realizar a partir de hoje e agora um mundo melhor. Sem falar em todas as fases da escola onde é crescimento e partilha em todos os momentos.
       Ponte no Alto Baú...contruímos no Oasis Santa Catarina...
                                         MINHA TRAJETORIA...
Eu participei em minha adolescia de um movimento chamado protagonismo  juvenil, já na escola participava de um projeto de incentivo a doação de sangue, mesmo não podendo doar, por causa da idade na época, em parceria com o Hemonúcleo da cidade conseguimos criar uma comunidade de doadores conscientes e fiéis.
Depois logo que terminei o ensino médio fui convidada a participar de um evento nacional chamado Vem Ser Cidadão em Caldas Novas-  Goias em 2004, fui junto com mais uns 25 jovens facilitadora desse evento.
 Facilitadores do Vem Ser em dia de Festa

Por dois anos fui ao Paraguai, participar de uma Campanha chamada : Corações Abertos, uma campanha de arrecadação de doações e depois venda dos produtos, essa campanha existe até hoje lá em Assunção e sempre com o dinheiro arerecadado nas vendas a Ong Coraciones Abiertos trabalham com projetos socio-culturais.
Como disse no primeiro post guerreiros todos somos e temos que guerrear , se eu for colocar as várias aventuras que participei...vai longe nosso papo... Depois trabalhei por 1 ano e meio em uma ONG, o instituto Mude o Mundo com projetos voltados a juventude o que mais me envolvi foi o Adolescente Cuidando da Vida, um projeto de Educação Sexual,com o foco na prevenção da gravidez na adolescência. Nossa!Exitem tantos tabus em torno da sexualidade do adolescente...
 equipe de trabalho e alguns adolescentes do projeto...logo no inicio =)
Reunião com as enfermeiras, preparando as oficinas



         Bom essas são um pouco das aventuras que eu  já vivi...agora vivo uma fase de construção do meu eu...fortalecendo minha essência...sabe que me entediava demais, não estar trabalhando nem estudando esse ano...mas  agora estou aprendendo tanto com os livros, com os amigos, com a realidade um pouco mais devagar pra mim...foi muito intrigante ,quando li no e-mail dessa fase a frase quem estou? E comecei a pensar em quem estou...e tudo que já vivi e vivo...experiencia bacana, as vezes nostalgica, mais muito mais de reacender a brasa e devagar...elaborando os pensamentos...

                                                             MEUS PLANOS ...
Depois do programa quero partilhar os conhecimentos aprendidos e vividos, na comunidade em que vivo e claro nos trabalhos futuros usufluir de tudo que o programa vai me proporcionar... e claro gerando um efeito dominó...no meu caminho do guerreiro... O que é positivo tem que ser propagado!
Bom...é isso!
Vamos...seguindo com fé...que essa, não costuma falhar!
luz=)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vai começar o jooogo!

Super expectativa dessa fase guerreira de ser...na verdade guerreiros, todos somos...e como diz o poeta...O guerreiro é pra guerrear!Bora lá pensar em como posso ajudar na construção de um mundo melhor...partindo do meu interior=)