segunda-feira, 2 de maio de 2011

O valor de um minuto.

Salve, salve bonitos!

Nossa sábado eu fiz a segunda fase presencial  do projeto Jovens Líderes da Amana Key. Foi uma experiência incrível, não só as 4 horas de atividades mas enfim tudo que reverberou na minha vida, nos meus pensamentos, na minha noite conturbada de tanto pensar.
Uma das atividades da Amana, era dizer em 1 minuto o que eles não poderiam perceber sobre mim apenas com as atividades do projeto. Nossa agora que refleti, poderia falar 1 hora , mas naquele momento eu não consegui completar o minuto.

Eu refleti muito sobre todas as provas que fizemos, mas essa do video não sei por que não sai da minha cabeça, eu disse que eu queria mudar o mundo, que eu gostava muito da visão apreciativa e que eu acreditava que podemos mudar o mundo agora.
Resumindo eu disse quase nada sobre mim, eu não disse que já trabalhei de babá, não disse que também trabalhei 8 meses nas madrugada das baladas Apucaranenses pra pagar  minha faculdade, não disse que tive uma vivência espetacular, fantástica e unica no Programa Guerreiros sem Armas. Que eu aprendi a encontrar abundância onde todo mundo visualiza escassez, que eu amo dança circular, jogos cooperativos, que eu sou apaixonada por cultura popular que estou descobrindo minhas raízes agora na cultura afro brasileira e que eu amo a diversidade!!!

Falando em cultura também no sábado fiquei conhecendo um vídeo chamado Vida Maria, conta a história de Maria José, uma menina nordestina que desenha o nome na janela, até que sua mãe a chama pra fazer as atividades da casa, buscar ,água, e essa história vai se repetindo por gerações onde a educação não passa do desenho do nome,  nossa essa história me chocou tanto, ele mostrou uma realidade que eu já sei que existe, não só no Sertão Brasileiro, mas em muitos cantos do nosso país e que precisa urgente ser mudado.

Voltando ao valor do minuto, seu Oscar Motomura também disse sobre estar centrados, serenos, mais ou menos como os japoneses ficaram agora com o tsunami e os terremotos, ou como o Edgar  Gouveia nos dizia nas noite do Guerreiros que temos que estar bonitos, dançando tranquilamente no meio do furacão.

Enfim, é sempre bom aprender, hoje visualizo o valor do minuto mais do que nunca, pois ele passa tão rápido, e aquele foi uma eternidade...e temos que aproveita-lo, mas também valorizando o poder do agora, não vou ficar me lamentando por não ter dito naquele minuto do sábado de manhã, o que hoje eu penso que era pra dizer, até por que o que eu penso agora não cabe num só minuto, mas cabe nos aprendizados da vida e esses sim eu quero que sejam eternos, quero aprender até o ultimo segundo da vida, tenho plena consciência que aprendizado nunca vai ser demais.

Gratidão.

3 comentários:

  1. você terá milhões de minutos pra falar das suas experiências e aprendizagens, é só o começo :)

    ResponderExcluir
  2. Mais do que isso, tenho milhões de minutos para ter mais experiências e aprendizados=D

    ResponderExcluir
  3. Vai ter bilhões de minutos e verá que é isso mesmo, uma hora a gente trava, mesmo sendo boa, como vc é, e outras simplesmente deixamos fluir de forma tão leve que nem percebemos... e o mais importante é que, independente do que vc ache sobre o quão demorado foi esse minuto do vídeo, vc nunca irá saber o quanto de verdade vc passou nele, até que a Amana te mande uma carta dizendo sobre seu processo. Confio muito em vc, nega, sei que capacidade não falta nesse corpinho.hehehe Super abraço

    ResponderExcluir